Conferencia s/ Violência Doméstica
No passado dia 06 de Março realizou-se no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Maceira uma conferência subordinada à temática da Violência Doméstica.
Esta conferência foi promovida pelo Projecto de Intervenção e Desenvolvimento Social ?RADICAL? (Reintegrar, Apoiar, Desenvolver e Interagir com Ajuda Local) cuja entidade responsável é a Academia Cultural e Social de Maceira.
O objectivo principal desta acção era sensibilizar e informar a população geral, e em particular, alguma população desfavorecida socialmente para a temática.
Pretendeu-se abordar a questão em todas as vertentes, pelo que estiveram presentes várias entidades, como a APAV ( Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Bombeiros Voluntários de Maceira, Hospital Stº André representado pelo Enf. João Carlos e pelo Drº António Cabeço e forças policiais da Guarda Nacional Republicana.
O espírito de uma conferência - convívio, onde o ambiente formal foi substituído por uma ambiente informal, facilitou a interacção e debate entre técnicos e participantes.
Pretendeu-se desmistificar a noção de violência doméstica apenas com a vertente de violência física e praticada pelo sexo masculino, ao mesmo tempo que foram dadas informações sobre apoios, enquadramento legal da temática e o papel de cada entidade que pode intervir na sinalização e denuncia de casos visíveis de violência doméstica.
A organização ( PIDS ?RADICAL? e Bombeiros Voluntários de Maceira) considera que a participação da população excedeu as expectativas iniciais, prometendo mais intervenções sobre temáticas diferenciadas para breve.

O texto escrito em cima, foi o remetido para toda a comunicação social no entanto em como intervenções podemos ainda adiantar agums extractos de locuções individuais:

Enf. João Balinha - Bombeiros Voluntários de Maceira «A violência Doméstica é verificada em todos os estratos populacionais, e não depende de sexo, religião, idade ou classe social - é no essencial um problema global»

Dr. António Cabeço - Hospital Santo André - «Este tipo de problemas estão associados em grande esmagadora das vezes a questões de alcoolismo e droga e importa ante de mais combate-los na sua génese»

GNR - «A GNR de Leiria apresenta muita falta de meios, a titulo de exemplo, existe só uma patrulha para 23 freguesias» ... «Irá ser criado a curto prazo um serviço na GNR de Leiria, para este tipo de situações»
( maceira, 07 de Março de 2004)