Discurso do Comandante Luís Ferreira a propósito do 24 aniversário do Corpo de Bombeiros
Em nome de todo o corpo de bombeiros que represento queria desde já dar-vos as boas vindas e agradecer-vos a disponibilidade demonstrada ao estarem aqui presentes e desta forma partilharem connosco as comemorações do nosso 24 Aniversário.

Dada a oportunidade que tenho, quero, perante tão grandiosa e ilustre plateia tecer algumas considerações relacionadas com este corpo de bombeiros e também fazer alguns agradecimentos a todos aqueles que sentem e vivem o dia-a-dia desta prestigiosa instituição e que, de alguma forma, têm contribuído para o seu engrandecimento.

Nas comemorações do 23 Aniversário fiz um apelo a algumas entidades com o objectivo de construirmos a nossa casa escola, um sonho já com alguns anos. Desconheço de que forma é que essas entidades colaboraram ou pretendem colaborar, o que é importante é que de um sonho passámos à realidade e temos a obra quase concluída. Não posso deixar de realçar o empenho desta direcção na concretização deste objectivo.
Sr. Presidente, podemos em certos assuntos ter opiniões divergentes mas, é justo realçar todo o empenho e dedicação na concretização desta obra.
Sr. Presidente e restante direcção muito obrigado.
Falando de equipamento não posso deixar de fazer referência às nossas muitas lacunas, desde o equipamento de protecção individual, às viaturas. Há já alguns anos que a nossa prioridade passa por adquirir uma viatura adequada para combater incêndios na nossa extensa e difícil área urbana e industrial, ela é sem dúvida a nossa prioridade. No entanto, já não é só essa a nossa preocupação dado que o nosso parque de viaturas é constituído essencialmente por viaturas com muitos anos: basta referir que três das viaturas de combate a incêndios que mais utilizamos têm uma média de 42 anos o que leva a que tenham muitas limitações, não só na sua utilização, como na fiabilidade, condições estas que várias vezes condicionaram a sua actuação este Verão.
Assim, volto novamente a solicitar às entidades presentes para que com a mesma sensibilidade e empenho anteriores, possam contribuir para que no nosso 25º Aniversário possamos colmatar esta necessidade disponibilizando desde já o corpo de bombeiros para colaborar da forma que entenderem na concretização deste objectivo.
Aproveito esta oportunidade para fazer um agradecimento ao Sr. Engº Nuno Cunha Lopes que nos últimos nove anos esteve a comandar os Bombeiros Municipais de Leiria. Técnico muito competente que manteve sempre com o nosso corpo de Bombeiros uma relação muito cordial e de disponibilidade para ajudar sempre que o solicitámos. Estamos-lhe muito agradecidos por toda a formação que tão sabiamente nos soube transmitir nas diversas áreas.

Sr. Engº Nuno Cunha Lopes: obrigado pelo que nos ajudou. Desejo-lhe, em nome do Corpo de Bombeiros, os maiores sucessos na sua vida futura. Obrigado. (peço uma salva de palas).
Dra. Isabel Damasceno, Diviníssima Presidente da Câmara Municipal de Leiria o nosso muito obrigado pela forma como nos tem apoiado ao longo destes anos, não só no apoio constante que tem dado à nossa corporação, mas também nos mais diversos teatros de operações, como por exemplo a recente situação na freguesia das Colmeias. Dr. Isabel muito obrigado.

( maceira, 16 de Setembro de 2007)