Discurso do Comandante Luís Ferreira a propósito do 24 aniversário do Corpo de Bombeiros (Recursos Humanos)
RECURSOS HUMANOS felizmente como podem verificar é uma área na qual não temos tido grandes carências porque esta é a nossa maior aposta.
Hoje admitimos 6 novos elementos para o quadro activo, promovemos 9 bombeiros a 2. classe e 3 novos sub-chefes. Quero destacar a forma como todos estes elementos se empenharam nos mais diversos cursos, nomeadamente os 9 bombeiros de 1. classe que frequentaram o curso de admissão a sub-chefe que, mesmo sabendo existirme 3 vagas nos nossos quadros não deixaram de dar o seu máximo como o comprovam as notas finais obtidas. Além desta formação, não posso deixar de referir toda a formação ministrada por formadores da ENB nos mais diversos cursos que tivemos oportunidade de frequentar.
Um agradecimento ao Sr. Comandante Distrital de formação, Comandante Joaquim Morais, pela forma como sempre se disponibilizou para responder às nossas muitas solicitações.
Por vezes são colocadas reservas sobre as qualidades técnicas do desempenho dos nossos voluntários nas mais diversas situações de socorro a que são chamados a intervir. Porém e para os mais cépticos, que assim pensam, eu quero hoje afirmar que a nossa aposta é feita com formação, muita formação e formação de qualidade.
Concedemos algumas condecoracões com medalhas de assiduidade de 5, 10, 15 e 20 anos de dedicação ao voluntariado que estas mulheres e homens praticam em prol do seu próximo e que tantas vezes são criticados por quem nada faz para o bem-estar dos seus semelhantes.
Como em todas as instituições ou serviços, não é pensável numa boa gestão de meios humanos centralizar tudo em uma ou em duas pessoas. Também aqui, o comando quis de uma maneira simples mas com grande significado louvar aqueles que mais se destacaram tanto pela sua capacidade como pela sua disponibilidade.
Assim, quero aproveitar esta oportunidade para dirigir alguns agradecimentos, porque de facto dizer obrigado é para mim fundamental, sendo que é evidente que esta casa sobrevive com o apoio desinteressado de muitas e muitas pessoas, grande parte delas anónimas, e para elas obrigado.
Mas também em consciência tenho que fazer alguns agradecimentos mais expressivos, nomeadamente.
Obrigado Dr. José Manuel Moura, por nos apoiar sempre. A título de exemplo foi por sua mão que este ano nos foi possível ter o maior dispositivo humano de fogos florestais de sempre, ou seja, as pessoas a quem prestamos o nosso serviço ficaram este ano mais seguras. A eficácia do combate aos incêndios até este momento não se deve só às condições climatéricas mais favoráveis, deve-se acima de tudo ao trabalho dos bombeiros e de uma melhor coordenação na mobilização e no combate, medidas estas implementadas por si.
Obrigado Sr. Governador Civil, por si este ano podemos dar um salto qualitativo no equipamento individual dos nossos homens, podemos ter coisas tão simples como , mais capacetes, mais fardamento, mais segurança, mais protecção.
Aos familiares dos bombeiros obrigado! Ser bombeiro voluntário não e fácil. Tal só e possível se em casa houver suporte familiar para tal. São muitas horas fora do aconchego do lar, são os serviços, e a formação, são as emergências médicas, são os incêndios, e muito mais.
Por isso, obrigado pela vossa compreensão. Estou plenamente convencido que um dos principais factores para o sucesso de uma boa acção de socorro é a estabilidade mental, e para isso a família tem um papel fundamental no apoio dado.
Mas as nossas famílias não sofrem apenas pela nossa ausência quando em serviço, estes dias tem sido especialmente difíceis para uma família em particular, a família do nosso Bombeiro de 3. Classe, Vítor Antunes. Este nosso bombeiro e amigo, foi vitima num acidente de viação e, apesar de ter sido competentemente socorrido pelos nossos colegas de Pataias, a quem agradeço, encontra-se hospitalizado com gravidade. Quero enviar um abraço de conforto e amizade para todos os seus familiares e amigos, com a certeza que brevemente estará de novo a servir esta comunidade com a excelência que sempre demonstrou.

Victor em latim significa vencedor, e eu sei que vais vencer esta batalha amigo, o Corpo de Bombeiros de Maceira aguarda o teu rápido regresso.

Bombeiras, Bombeiros. Obrigado por serem como são.

Hoje neste nosso dia há valores que eu quero sublinhar perante vós. A honra e a disciplina. Sim, porque o corpo de bombeiros da Maceira é um corpo disciplinado, mas também a determinação, o empenho e a audácia, são valores que comportam significados muito especiais, valores que vos levam a transformar em fácil o que parece impossível, e a alcançar o que se julga inatingível.
Os complexos desafios que hoje se colocam aos bombeiros não são maiores que o sentido de serviço, a competência e a dedicação de que tanto têm dado provas, e que hoje, como vosso comandante, me apraz relevar.

Exorto-vos, pois, a prosseguir a vossa missão humanitária na certeza de que assim continuareis a honrar os bombeiros da Maceira e os Bombeiros de Portugal.

( maceira, 17 de Setembro de 2007)