OS ROSTOS DA CASA OS ROSTOS DA CASA - Junho de 2008 - Andre Caetano- «(…) esta corporação pode esperar tudo o que eu lhe possa oferecer (…)»
al como na música, na actividade de bombeiro, por vezes, é necessário fazermos um “pitch”, não para mudarmos o ritmo da melodia mas o nosso, e o engenho de “mixar” deve estar sempre presente, neste caso não para misturar e combinar os sons da melhor forma mas as emoções.
O Rosto da Casa deste mês consegue uma simbiose irrepreensível entre estes estranhos e invulgares vocábulos, que tão bem conhece, e a forma como actua e desempenha as suas tarefas no nosso Corpo de Bombeiros.

Nome: André Miguel Carreira Caetano
Idade: 22 anos
Residência: Maceira
Profissão: Electricista
Ano de admissão ao corpo de bombeiros: 1999
Graduação: Bombeiro de 2ª

Principais actividades que exerce no corpo de bombeiros: Além das actividades de bombeiro, exerço todas as actividades que me forem solicitadas dentro dos parâmetros que poderei ser útil

Curriculum: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT), Salvamento e Desencarceramento (SD), EATE, Curso de promoção a Bombeiro de 2ª

Condecorações: Medalha de assiduidade grau cobre; Louvor enquanto Cadete prestado pelo Comandante do Quadro de Honra António Vieira

Momentos mais marcantes na actividade de Bombeiro: A primeira vez que fui recebido pelo actual 2º Comandante António Faustino, quando recebi o Louvor, os cursos de promoção e o falecimento do colega Manuel Cardoso

Numero médio de horas dedicado ao corpo de bombeiros: Desde o dia em que entrei para esta casa até ao dia em que dela sair estarei disponível sempre que necessário.

Ser Bombeiro Voluntário de Maceira porque? Muitos poderiam pensar que sou Bombeiro Voluntário de Maceira por ser da Maceira, mas não é esse o caso. Ser Bombeiro nesta corporação é mais do que isso, é pela união e determinação com que todos os elementos a que ela pertencem demonstram. É um orgulho para mim pertencer a esta casa que cada vez mais evidencia o seu alto nível de operacionalidade.

Referencia (personalidade) da associação mais marcante: A minha referência, sem dúvida desde o primeiro dia, é o 2º Comandante António Faustino. É uma pessoa fabulosa em todos os aspectos tonto como Homem como Bombeiro, sempre pronto a ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance. Quando as forças começam a faltar, ai está ele, a dar a sua palavra que tanta força nos dá. Por vezes torna-se rígido, mas na minha opinião apenas com um único objectivo, transformar um soldado da paz sem forças, perdido no espaço e no tempo, num grande soldado, pronto e confiante para todas as situações. Obrigado meu 2º Comandante!
O que se pode esperar dos bombeiros voluntários de Maceira no futuro? Do futuro dos B.VM. pode-se esperar o que já se espera no presente: uma elevadíssima e eficaz capacidade de resposta, para que toda a freguesia esteja segura e acima de tudo que tenha confiança naqueles que a servem. Ou, não fossem dois dos nossos lemas: “Treino difícil para combate fácil” e “Vida por vida”!

E o futuro do Bombeiro? Do meu futuro como bombeiro, esta corporação pode esperar tudo o que eu lhe possa oferecer: muito empenho, em tudo o que me for solicitado, para que a cada hora, a cada dia, a cada ano que dela fizer parte possa contribuir para o aumento do elevado e eficaz nível de capacidade de resposta a todas as situações, sejam quais forem as circunstâncias. Irei fazer o meu melhor, para que no fim de cada ocorrência, termine de cabeça erguida e com a certeza de dever cumprido.

por as

( maceira, 30 de Junho de 2008)