Bombeiros da Maceira contribuem para o esforço Nacional do Dispositivo de Combate a Incêndios
No passado dia 01 entrou em funcionamento uma nova fase da “época de incêndios”, a fase “charlie” assim denominada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil. Os Bombeiros da Maceira participam neste esforço nacional com um efectivo de 17 bombeiros, que 24 horas sobre 24 horas se encontram à disposição do dispositivo Nacional. Ou seja todo o efectivo do CB passará por estas equipas.

A actividade destes bombeiros é eminentemente orientada para os incêndios, mas pode em caso de necessidade ser reorientada para outras actividades do Corpo de Bombeiros nomeadamente em outras situações de emergência (acidentes de viação, etc.). Sendo esta umas das principais mais valias para o Corpo de Bombeiros e para a população que serve, pois nesta altura os seus piquetes ficam substancialmente reforçados melhorando por isso a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros.

Os meios materiais colocados à disposição deste grupo são os meios da Associação, viaturas e equipamentos sapadores. Viaturas algumas já com idade avançada, mas com um elevado grau de operacionalidade, fruto do cuidado na preparação e manutenção efectuado pela associação, num esforço em manter todos os equipamentos em condições de operatividade e segurança.

Os homens e mulheres deste grupo dispõe todos de treino e formação especifica sem fogos florestais, obtidos no Corpo de Bombeiros e/ou na Lousã através da Escola Nacional e Bombeiros. Ou seja bem treinados, bem equipados, com condições de efectuarem um bom trabalho.

( maceira, 05 de Julho de 2010)