DEFINIÇÃO DE VUCI – VEICULO URBANO DE COMBATE A INCÊNDIOS
A definição destes veículos é nos dada através do Despacho n.º 11535/2010 da Autoridade Nacional de Protecção Civil que nos diz ser um Veículo do tipo 4 x 2, de categoria M1, dotado de bomba de serviço de incêndios, destinado prioritariamente à intervenção nos incêndios em edificações, podendo intervir em operações de desencarceramento, de acordo com Norma europeia 1846 — 1,2,3.

Esta viatura tem como principal função acudir a incêndios industriais e urbanos.

Refira-se que o Corpo de Bombeiros de Maceira não dispõe de nenhum equipamento deste tipo, sendo que as intervenções são efectuadas através de viaturas de incêndios florestais com adaptações para o efeito.
( maceira, 25 de Abril de 2012)