O Corpo de Bombeiros de Maceira celebra no próximo dia 05 de Outubro o seu 29º aniversário.
As comemorações, terão um ponto alto cerca das 16 horas numa sessão solene, onde entre outras actividades “jurarão bandeira” 12 novos bombeiros e proceder-se-á à bênção de duas viaturas de Incêndio uma destinada a florestais e outra destinada incêndios Urbanos e Industriais.

A viatura de Incêndios florestais, trata-se de um reacondicionamento de uma viatura de origem francesa, tendo como marca Renault e com reequipamento nacional. Representou um investimento de cerca de €30.000, por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Maceira, sendo que a aquisição da mesma foi apoiada pelo sócio benemérito Sr. José Silva Febra.

A aquisição da viatura de incêndios Urbanos e industriais ascende a um investimento de cerca de duzentos mil euros, com apoio financeiro do Programa Mais Centro/União Europeia, através do POVT.

Este equipamento trata-se de um antigo anseio da Corporação de Bombeiros e dotará a mesma de melhores condições técnicas de actuação em cenários de incêndios urbanos e industriais, com um vasto número de equipamentos e valências, dos quais destacámos:

Um tanque p/ água com cerca de 3.000 litros bombas de serviço grande debito, capacidade de extinção de incêndio de diversas formas, água, espumiferos, etc.. Dispõe de equipamentos para actuação em cenários que envolvam matérias perigosas, condições de execução de salvamentos em edifícios e estruturas danificadas. Ou seja esta viatura com todo a vasta lista de equipamentos possibilitará aos bombeiros que a partir dele actuem condições de sucesso.

( maceira, 03 de Outubro de 2012)