No sentido de dotar o efectivo do Corpo de Bombeiros com conhecimentos em fogo industrial e matérias perigosas, parte significativa dos seus elementos irá frequentar um Curso em Espanha (zona de Sevilha), numa Escola privada e especializada nestes assuntos, EATE - Escuela Andaluza de Técnicos En Emergencias, escola esta que dispõe de um conjunto de com campos de treino com diversificados laboratórios de fogo, etc. - para o efeito o efectivo do Corpo de Bombeiros será dividido em 2 turmas - sendo que a primeira deslocar-se-á já em Janeiro a Espanha.
Pretende-se com este curso dotar o nosso Corpo de Bombeiros com elementos especialistas no ataque e controlo de fogos de matérias perigosas como incêndios e derrames de hirdrocarbonatos, gazes diversos. Proporcionará um treino em situações simuladas muito apróximadas da realidade.
Esta formação quase única nos corpos de Bombeiros Portugueses e unica na zona centro do país, representa um avultado investimento financeiro. Numa 1ª fase cifra-se que este investimento será de 5000 euros. Estas verbas foram angariadas pela Secção Desportiva do Corpo de Bombeiros através de eventos realizados no passado ano de 2004.
Refira-se que em Portugal não existe qualquer escola deste tipo. O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil / Escola Nacional de Bombeiros só promove este tipo de formação a alguns quadros de comando, o que dá ainda mais importância a esta iniciativa.
Mais uma vez queremos assumir a máxima - «UM TREINO DIFÍCIL PARA UM COMBATE FÁCIL» |