www.bombeirosmaceira.pt
M A C E I R A
BOMBEIROS VOLUNTARIOS

Em caso de emergência ligue - 244 770 000

Bem Vindo
 
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Maceira tem as portas abertas para admissão de novos elementos que pretendam integrar no corpo de bombeiros. Hoje pelos outros, amanhã por ti!
VFCI 04 – BERLIET EM DESTAQUE EM REVISTA DA CÂMARA DE ABRANTES SOBRE 50 ANOS DO INICIO DA PRODUÇÃO DA BERLIET TREMAGAL EM PORTUGAL.
Reprodução da entrevista efectuada:

Qual é o modelo do veículo e de que ano?
Trata de uma viatura de 1969, sendo que neste momento não dispomos de informação quanto ao modelo, apenas que se trata de uma berliet tramagal.

Quando foi adquirido pelos Bombeiros de Maceira e com que objetivo?
Foi adquirido em 1997 com o objectivo de o transformar numa viatura de combate a incêndios florestais, entrando ao serviço a 31-05-1999 como Pronto Socorro Especial.

Qual é a história do camião conhecida antes de chegar à vossa propriedade?
Antes de chegar aos Bombeiros Voluntários de Maceira serviu o Exército Português, como viatura de transporte de pessoal.

Em que estado de conservação se encontrava quando foi adquirido?
Quando foi adquirido vinha em razoáveis condições de conservação apenas de referir que tinha necessidade de receber uma pintura nova, também derivado a necessidade de alterar a sua cor de origem para vermelho.

Em que consistiu sumariamente o processo de restauro?
O processo de restauro consistiu na elaboração de um protejo por um técnico habilitado a fim de o transformar numa viatura de combate a incêndios, recebeu uma cabine dupla, um depósito para água em inox com a capacidade aproximada de 5500 litros, uma bomba de água acoplada, um monitor de grande débito e restante equipamento destinado aos fins a que se propunha a sua utilização.

Qual é a utilização dada atualmente ao veículo?
Actualmente a sua utilização destina-se ao mesmo fim para o qual se adquiriu em 1997, trata-se de uma viatura muito robusta, segura, com uma excelente capacidade de adaptação a qualquer tipo de terreno e com uma autonomia muito grande derivado á sua grande capacidade de transporte de água, o que possibilita o ataque a grandes frentes de incêndio com condições muito adversas para qualquer outro tipo de viatura pesada.

Como se comporta quando é chamado a intervir?
Quando é chamado a intervir comporta-se de forma muito compacta e segura, trata-se de uma viatura lenta em estrada mas que fora dela compensa, pois consegue comportar-se em termos de andamento como se andasse em estrada alcatroada, em condições de segurança muito elevados.


( maceira, 04 de Fevereiro de 2014)


[clique aqui para voltar ao editorial ] .